Tie-dye significa “amarrar-pintar” e consiste em uma técnica de tingimento que cria roupas tão incríveis que conquistam o coração de qualquer um. As peças tie-dye dão nota 10 em estilo e são mega descoladas, com aquela pegada moderninha.
O processo é feito com amarrações e dobras de tecido onde a tinta não deve ser aplicada. Dessa forma, as estampas tie-dye possuem uma aparência de mescla de cores, com seções em branco das partes sem tinta. Essa combinação entrega lindos resultados, veja mais abaixo.
30 peças tie-dye para se encantar com essa técnica
Se você já é fã do estilo ou está cheia de curiosidade para conhecer a técnica, não perca os lindos exemplos de roupas tie-dye a seguir.
1. O tie-dye pode ser utilizado de muitas maneiras
2. Estilizando roupas de uma maneira bem original
3. Deixando-as com um ar interessante
4. E até aquela peça mais sem graça pode ficar atrativa
5. A técnica pode ser utilizada de muitos modos
6. E com o uso de tintas diversas
7. Permitindo uma verdadeira variedade de estilizações
8. Seja pelo modo de pintar
9. Que pode trazer um efeito marmorizado
10. Ou visual em espiral
11. Ou, quem sabe, pelas cores utilizadas
12. Algumas peças podem ficar bem neutras
13. Criando um padrão versátil que facilita a combinação da peça com outras roupas
14. Enquanto outras misturas já são mais chamativas
15. Se destacando pelo mix de tons fortes
16. Que podem acentuar o look quando combinadas em um conjunto mais escuro
17. Se engana quem acredita que a técnica não pode ser utilizada em vestimentas formais
18. O que não é verdade, como pode ser visto nesta foto
19. Apesar da técnica normalmente ser mais vista em camisetas
20. Ou moletons
21. O tie-dye também pode render uma linda estampa de terninho
22. Ou de macacão
23. E até de uma saia bem elegante
24. Afinal, o tie-dye não se restringe há apenas um modelo de roupa
25. Já que pode ser visto em saias
26. Shorts
27. Vestidos
28. Entre outros itens
29. Deixando todos muito divertidos
30. E com aquela carinha de visual moderno que a gente ama!
O tie-dye é tão versátil que não possui limitações, podendo ser utilizado em todo tipo de roupas ou acessório. Basta apenas bom gosto e estilo para arrasar com a técnica!
História e técnicas do tie-dye
Acredita-se que o tie-dye possui origem no Japão do século VIII, onde a técnica de amarração e tingimento era conhecida como Shibori. Entretanto, em muitas partes do mundo processos similares ao tie-dye foram surgindo. Na Índia, por exemplo, existia um antigo procedimento denominado Bandhani que consistia em criar nós na peça para aplicar a tinta.
Além dessas raízes, houveram técnicas bem parecidas na África e na Tailândia, conhecidas como Batik e Mudmee. Apesar da bagagem histórica, a popularidade do tie-dye veio mesmo nos anos 70, quando o movimento hippie adotou a técnica como queridinha.
A partir daí, o tie-dye veio ganhando fãs por todos os lugares. Atualmente, existem muitas maneiras de atingir um lindo resultado com esse tingimento. Pode-se ver o tie-dye espiralado, que dá aquele efeito “caracol”, o ice dye, que usa de cores frias para trazer a aparência de gelo, o tie-dye marmorizado, que se aproxima da textura do mármore, entre outros.
Como fazer tie-dye
Para toda boa fã de DIY, o tie-dye é uma das técnicas mais fáceis de serem replicadas em casa, sendo facilmente reproduzida com poucos materiais.
Fazendo camiseta tie-dye espiral
A youtuber ensina a fazer um dos modelos mais populares de camisetas tie-dye. Segundo ela, seguir uma paleta próxima na hora de escolher as tintas de tecido pode render um ótimo resultado. Ela opta por criar uma estampa com as cores amarelo, vermelho, laranja e rosa. Além disso, ela dá uma dica de como adaptar uma garrafinha em bisnaga para facilitar a aplicação das tintas. Não perca!
Customização tie-dye com amarrações
Para uma blusa mega elegante, Jessica mostra como customizar de maneira econômica aquela peça que está lá paradinha no seu armpario. Ela faz dobras em sua blusa e cria divisões de amarrações com elásticos. Em seguida, Jessica dilui o corante para tecido em água quente e mergulha a roupa na mistura. O próximo passo é lavar o resíduo, retirar os elásticos e estrear uma linda blusa.
Como fazer tie-dye degradê com Amanda Britto
Ideal para o carnaval, festas ou até para o dia a dia, Amanda cria uma linda camiseta tie-dye com efeito degradê. Ela começa fazendo duas amarrações no centro da peça, dilui o corante rosa e mergulha parte da camiseta. Em seguida, ela tira a roupa do recipiente e mergulha a parte inferior da camiseta em outra mistura com corante verde, sempre mantendo o centro da peça de fora. Retira os elásticos e leva a camiseta para secar.
Tutorial para camisetas tie-dye
Você é daquelas pessoas que têm roupas guardadas do armário que nem usa mais, mas mesmo assim não consegue jogá-las fora? Se a resposta for sim, esse vídeo oferece a solução para transformar suas peças com lindas estampas tie-dye. O youtuber utiliza um balde, sal, jornal, borrachas e tinta em pó para fazer duas camisetas que utilizam técnicas distintas. Você vai amar!
Possuindo criatividade e os materiais adequados, nada mais é necessário para produzir uma linda peça tie-dye. É mais fácil do que você pensava, não é?
Assim fica fácil compreender porque o tie-dye é tão amado por muitos. A técnica gera resultados incríveis e cheios de originalidade. Então não perca tempo e inclua logo mais peças tie-dye ao seu guarda-roupa, você não irá se arrepender!
O post Tie-dye: aprenda a técnica ancestral que deixa toda peça mais estilosa apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Tie-dye: aprenda a técnica ancestral que deixa toda peça mais estilosapublicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário