Enquanto algumas mulheres gostam de ter um pouco mais de volume nos fios, outras sentem pavor de ficar com o cabelo armado. Para esse segundo grupo, qualquer previsão de chuva já é sinal de alerta. Afinal, basta as madeixas sentirem a umidade chegando para começarem a armar. Mas tem alguma forma de driblar isso? É claro que sim! E a seguir, vamos te passar todas as dicas para diminuir o aspecto armado, te ajudando a ter os fios dos seus sonhos.
Fotos de Cortes para Cabelos Armados
O cabelo armado é caracterizado por um volume exagerado e desforme, acompanhado de bastante frizz. Para evitar que isso aconteça, existem algumas coisas que você pode fazer. A primeira delas é escolher o corte de cabelo correto. Isso pode fazer uma grande diferença tanto para mulheres com fios cacheados e ondulados, quanto lisos.
Cabelo Cacheado
Se alguns anos atrás, era difícil encontrar mulheres com cabelo cacheado, hoje os cachos estão assumidíssimos. E para mantê-los sempre lindos, uma das principais escolhas que você precisa fazer diz respeito ao corte dos fios.
A primeira coisa que você deve notar nessa seleção de fotos é que não há exemplos de cortes retos. Isso porque eles geralmente criam um volume excessivo, dão um aspecto pesado e prejudicam a definição dos cachos. Sendo assim, os cortes em ‘V’ e ‘U’ são os favoritos.
Com relação ao caimento dos fios, os mais indicados para cabelos cacheados são os cortes em degradê, picotados e irregulares. Afinal, eles dão movimento e leveza para as madeixas.
O corte reto é o menos indicado para cabelos cacheados.
Corte Repicado
Apesar de muitas vezes ser considerado um inimigo de quem deseja acabar com os fios armados, o corte repicado pode sim ajudar a controlar o volume. Mas, isso vai depender de como ele é feito e finalizado. Nesse caso específico, o mais indicado é que o repicado seja feito na vertical.
Fazer um corte repicado em degradê é sinônimo de sucesso para quem quer fios menos armados.
O corte repicado é indicado para todos os tipos de fios.
Corte em Camadas
O corte em camadas também pode ser um dos grandes aliados para quem não quer mais ter cabelo armado. Mas, assim como o repicado, o resultado depende de como o corte é realizado. A primeira coisa que você precisa saber sobre esse tipo de corte é que existem várias formas de fazê-lo. As camadas podem ser feitas em fios curtos, médios e longos, podem ser bastante repicadas, ser feitas apenas na parte frontal, entre outras formas.
Mas, para reduzir o volume dos fios e acabar com o cabelo armado, o mais indicado é o corte com camadas longas, especialmente para quem tem um volume extra nas pontas.
Para quem tem cabelos cacheados e quer um efeito arredondado, a melhor opção são as camadas menores. Elas dão leveza e valorizam o volume natural.
Como Controlar o Cabelo Armado: Passo a Passo
Depois de te mostrar as melhores opções de cortes para evitar o cabelo armado, vamos te passar algumas dicas de tratamento para manter os fios com um volume natural e sob controle. Mas antes disso, é preciso entender exatamente porque eles armam. E existem alguns fatores que podem contribuir para isso, como por exemplo:
- Usar produtos que não são indicados para o seu tipo de cabelo;
- Falta de hidratação;
- Pentear os fios de maneira errada;
- Agentes naturais.
Nós já tínhamos citado a chuva e a umidade como vilões, mas a verdade é que até mesmo os raios solares e a poluição também podem causar frizz nas suas madeixas.
Antes e Depois
Se você ainda acha que não há soluções para o seu cabelo armado, separamos uma seleção com antes e depois de diferentes tipos de fios, para te provar que sempre é possível controlar o volume.
Dicas
Finalmente, vamos te passar dicas de como controlar o cabelo armado, assim como foi exemplificado nas montagens acima. É claro que elas mostram os resultados após procedimentos realizados no salão. Mas, a seguir, vamos falar sobre algumas coisas que você mesma pode fazer em casa para ter resultados incríveis.
Hidratação
E vamos começar pela hidratação. Nós já falamos que a falta dela é um dos fatores para que os fios armem. Por isso, na imagem a seguir, temos o passo a passo de uma receita incrível que pode ser realizada toda semana ou a cada quinze dias.
O óleo de coco também é um grande aliado para quem precisa hidratar as madeixas.
Escolher os produtos ideais para o seu tipo de cabelo, seja para a hidratação ou manutenção diária, também é decisivo para o controle dos fios.
Outra dica interessante e que vai te ajudar a deixar suas madeixas mais saudáveis é seguir um cronograma capilar. Ao seguir essa programação e alternar diferentes tratamentos, todas as necessidades dos seus cabelos serão nutridas.
Pentear
Talvez você não saiba, mas a forma de pentear os fios também pode fazer toda a diferença. O ideal para quem tem cabelos volumosos é evitar lidar com eles enquanto estão secos. Procure desembaraçá-los apenas quando estiver no banho, com eles molhados, e dando preferência para os dedos ou pentes com dentes largos. Além disso, tire os nós com cuidado. Desembaraçar os fios de forma brusca pode aumentar a eletricidade e, consequentemente, o frizz.
Quando já estiverem secos, tente arrumar os fios apenas amassando-os. Se não for possível, também use no máximo os dedos ou um pente com dentes largos.
Agora que você já conferiu nossas dicas para acabar com o cabelo armado, vá correndo colocar elas em prática! Mas lembre sempre de conversar com um especialista no assunto. Seu cabeleireiro (a) certamente tem muitas ideias incríveis para te ajudar a deixar os fios do jeitinho que você quer e, o mais importante de tudo, com saúde. Se você gostou desse post e quer conferir outros textos como esse, que tal dar uma olhada em 81 inspirações de penteados para cabelos curtos, sugestões de cores de cabelo para morenas e ideias de cortes para cabelos longos. Ficou com alguma dúvida? Não deixe de escrever nos comentários!
Esta postagem Cabelo Armado: O que Fazer? – 14 Dicas para Controlar seus Fios! foi publicada primeiro em Tudo com Moda.
Cabelo Armado: O que Fazer? – 14 Dicas para Controlar seus Fios!publicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário