Se você já buscou saber mais sobre manchas na pele, deve ter se deparado com os tratamentos que utilizam os ácidos como estrelas. Um deles é o ácido kójico, que contém ativos clareadores e pode ser usado durante o dia, sempre com o uso do protetor solar. Veja tudo sobre esse produto e tire as suas dúvidas na matéria:
O que é o ácido kójico?
Conversamos com a dermatologista Anna Clara Gaspar (CRM-RJ 98217-2) sobre as principais dúvidas em torno do ácido kójico. Segundo ela, é um agente despigmentante obtido pela fermentação do arroz por duas espécies de fungos e outras bactérias. É um ácido menos potente e não fotossensível, que pode ser utilizado durante o dia sem causar danos à pele.
7 benefícios do ácido kójico para a saúde da pele
- Auxilia no tratamento de melasma e olheiras;
- Promove a diminuição da inflamação, melhorando a acne;
- Ajuda a retardar o envelhecimento e melhorar o aspecto das rugas, devido à ação antioxidante;
- Possui ação antifúngica, que ajuda a tratar micoses superficiais;
- Seu uso é seguro em fototipos mais altos (pele morena e negra);
- Por não ser fotossensível, o ácido kójico pode ser usado seguramente durante o dia;
- É um ácido menos irritante, podendo ser usado em peles sensíveis.
Outro ponto a considerar é como funciona a ação desse ácido nas manchas: “o ácido kójico age na formação da melanina, impedindo o seu acúmulo e consequentemente o surgimento de manchas, agindo também nas já instaladas”, aponta a dermatologista.
Como usar o ácido kójico
O ácido kójico pode ser encontrado em séruns e hidratantes, mas pode ser manipulado até 5%, como aponta Anna Clara. Ao prescrever esse tratamento, ela indica o início com uma quantidade de 1-3%, para diminuir as chances de irritação, e aplicação apenas sobre a mancha. Na rotina de skincare, o ácido kójico deve vir após a limpeza de pele.
Perguntamos à dermatologista sobre a combinação do ácido kójico com outros compostos. Com o ácido glicólico, o efeito alcançado é o da renovação celular, aumentando o clareamento das manchas e a diminuição da acne. Junto ao ácido tranexâmico, melhora a ação clareadora e o rejuvenescimento facial. Já se usado com a vitamina B3, traz mais hidratação, auxiliando no tratamento da acne e na prevenção do envelhecimento.
Como se vê, a combinação de ácido kójico com outros componentes tem como efeito a potencialização dos resultados. No entanto, Anna Clara Gaspar alerta que nenhum deles deve ser aplicado na pele irritada e inflamada.
Os melhores ácidos kójicos
Diversos produtos contêm ácido kójico em sua formulação, trazendo o seu efeito clareador e que melhora a luminosidade da pele. Invista em opções que possuam ingredientes selecionados e de qualidade. Pensando nisso, separamos ótimas sugestões. Confira:
1. Clair Concentre Profuse – $$
Com diversos ativos clareadores, como o alfa-arbutin, a vitamina C e o ácido kójico, ele pode ser usado tanto de manhã quanto à noite. Além disso, é indicado para o clareamento das axilas, prevenindo o surgimento de novas manchas.
“Poder usá-lo durante o dia é uma vantagem boa, porque mesmo ele tendo ativos superbons pra clarear a pele, não é extrapotente. Mas, usando em todos os turnos a gente nota a diferença na pele rapidamente.” – Ju Lopes
2. Klassis Emulgel TheraSkin Creme Clareador – $$
Um produto feito especialmente para pele oleosa e com acne. Melhora a aparência e textura da pele, inclusive diminuindo os poros. O seu principal ativo é o ácido kójico, além do ácido glicólico e do lático.
“Indico muito para quem também tem problemas com manchas na pele. Você não precisa de receita para adquirir os produtos. Na minha opinião, se o que você tem são apenas manchinhas que ficaram com o passar do tempo na sua pele, como era o meu caso, vale muito a pena a utilização dos clareadores TheraSkin” – Bruna Munhoz
3. Blancy Tx Clareador Gel Mantecorp – $$
Faz parte da linha Blancy e é um produto para manchas tanto no rosto quanto no corpo. Funciona como um clareador progressivo, que melhora a textura e uniformiza o tom da pele.
“Achei o resultado muito bom e gostei do uso. Ele tem uma textura muito leve e gostosa, e inclusive some rápido na pele.” – Joyce Kitamura
4. NeoStrata Gel Clareador Targeted – $$$
Gel-creme para reduzir as linhas e rugas finas, melhora a pigmentação irregular e as manchas causadas pelo sol. Possui ácido glicólico, lático, cítrico e kójico, além de vitamina C e outros componentes.
“A pele mudou muito, ficando mais luminosa e bonita, as manchas acabaram melhorando muito e no tom delas mesmo acabou suavizando demais, ficando superdisfarçado.” – Nathalia Gabriela
5. Sérum Multicorretivo Despigmentante SkinCeuticals – $$$
É um multicorretor de uso diário que traz a combinação de três ativos principais: o ácido tranexâmico, o kójico e a niacinamida. Possui uma série de benefícios e é para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.
“Ação anti-inflamatória e hidratante na nossa pele e ação antimanchas. Ajuda a retardar o envelhecimento e a sensibilidade da pele.” – Joyce Kitamura
Alertas e contraindicações
Em alguns casos, segundo a dermatologista, o uso do ácido kójico pode deixar a pele sensível e com ardência, com a possibilidade de queimaduras e manchas. O uso é contraindicado para peles irritadas, inflamadas ou que possuem hipersensibilidade ao ácido. Anna Clara Gaspar ressalta ainda que as mudanças estéticas podem influenciar no convívio social e no aspecto psicoemocional do paciente, sendo necessário avaliar até que ponto o uso será válido.
O ácido kójico pode ser um grande aliado da sua pele, principalmente se o assunto é clarear manchas. Para saber mais sobre esse assunto, veja a nossa matéria sobre o ácido tranexâmico.
O post Ácido kójico: aliado na melhora das manchas e luminosidade da pele apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Ácido kójico: aliado na melhora das manchas e luminosidade da pelepublicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário