Saber cuidar das unhas no dia a dia não é apenas uma solução prática para economizar na manicure, mas também é uma maneira de sempre ter as unhas lindas!
E se você vem procurando dicas especiais para ter as unhas lindas e inspirações para nail art, no post reunimos tudo o que você precisa saber para cuidar das garras e mantê-las saudáveis que bonitas!
Como ter unhas lindas? #dicas
- Não roa
Um hábito péssimo para toda a saúde é o ato de roer unhas ou mantê-las sempre na boca.
Esse hábito pode levar micro-organismos presentes nas garras para a boca, além de prejudicar o crescimento das garras e enfraquecê-las.
O péssimo hábito de manter as unhas na boca, seja roendo ou não, faz com que a saliva contribua para deixar as garras mais quebradiças.
- Use luvas
O contato com produtos químicos, como produtos de limpeza, é um grande inimigo para ter unhas lindas e saudáveis.
Por isso, adote como hábito proteger as garras nas tarefas e afazeres domésticos, usando luvas nas mãos para evitar que as substâncias agressivas de produtos de limpeza entrem em contato com as unhas e as deixem enfraquecidas.
- Evite uso de acetona
Para remover o esmalte, evite o uso de acetona, que pode ser prejudicial para a saúde das garras, já que o uso frequente dessa solução pode causar ressecamento e a quebra das garras.
Um ótimo substituto são os removedores de esmalte a base de óleos hidratantes em sua composição, que além de removerem o esmalte de maneira menos agressiva, também ajudam a cuidar das unhas.
- Cuide da alimentação
O clássico ditado “você é o que você come”, cabe muito bem nas dicas para ter unhas lindas e saudáveis, afinal a alimentação desempenha um papel essencial na saúde das garras.
Desse modo, evite dietas restritivas e que tendem a causar o enfraquecimento das garras e aposte em uma alimentação equilibrada e nutritiva.
- Cuide da cutícula
A aparência das garras inclui também o aspecto das cutículas, aquela pele fininha que fica no topo.
Essa membrana tem um importante papel na saúde, e evita a entrada de micro-organismos que podem cair na corrente sanguínea e serem prejudiciais à saúde.
Sendo assim, prefira apenas empurrar as cutículas ou remover o excesso, não fazendo a retirada total da membrana.
Como alternativa para deixar as cutículas mais discretas e não precisar removê-las completamente, inclua produtos como ceras e hidratantes que evitem o aspecto ressecado das cutículas e as deixem mais fininhas.
Outra dica importante é ter o próprio kit manicure, seja para fazer as unhas em casa ou até mesmo em salão, tendo seu kit único para evitar contaminações na hora de cuidar das cutículas e garras.
- Deixe a unha respirar
Um erro comum e que pode comprometer a saúde das unhas é remover o esmalte apenas na hora de fazer uma nova esmaltação.
O excesso de química sobre essa camada de queratina pode prejudicar a saúde das garras e deixá-las enfraquecidas, ocasionando quebras e descamações.
Para evitar esse tipo de problema, opte por remover o esmalte de 1 a 2 dias antes de pintar novamente, dando um descanso às unhas para que elas permaneçam saudáveis entre uma esmaltação e outra.
- Use creme para mãos
Inclua na rotina diária o uso de creme hidratante para as mãos, afinal cuidar de toda a mão garante um resultado para unhas lindas!
O uso de cremes hidratantes nas mãos evita o aspecto ressecado e ainda ajuda a hidratar as cutículas, mantendo tudo saudável e hidratado.
- Adote o formato ideal
Na hora de fazer as unhas é necessário entender qual a sua rotina para adotar o formato ideal.
Assim, se você tem um estilo de vida mais agitado e com diversas atividades diárias e que podem causar a quebra das garras, é ideal adotar o visual mais curto e com cantinhos arredondados, que são menos propensos a quebrarem.
Se você tem menos tendência a quebras e adora um visual com as garras longas, tente apostar nesse estilo para ter uma proposta mais glamorosa, mas lembre-se que as unhas longas podem dificultar o dia a dia e até mesmo na hora de digitar no celular.
E se você é do tipo que vive quebrando as garras, adotar o formato oval pode ser uma boa pedida, uma vez que esse formato com cantos menos angulosos pode quebrar menos.
Outra dica é entender o formato natural das suas unhas e levar isso em conta na hora de lixar, mantendo o formato natural para que as garras fiquem menos sujeitas a quebrarem com facilidade.
- Cuidado ao lixar superfície da unha
Uma prática comum na hora de fazer as unhas é dar aquela lixadinha na superfície das garras.
No entanto, o fato de exagerar nesse momento pode deixar as a camada de queratina ainda mais frágeis.
Assim, o ideal é escolher uma lixa mais leve e fazer movimentos mais delicados, removendo apenas as descamações e ondulações, mas sem enfraquecer as garras.
- Respeite a data de validade dos esmaltes
Pouquíssimas pessoas lembram de verificar a data de validade dos esmaltes, mas esse é um hábito que deve entrar na sua rotina no momento de cuidar das unhas.
O fato de utilizar esmalte, base ou extra brilho com validade vencida pode fazer mal para a saúde das garras.
E mesmo que a aparência do esmalte parece estar boa, é necessário verificar a validade no rótulo para que um esmalte vencido não cause problemas alérgicos, de manchas nas unhas, entre outros.
- Evite sapatos que apertem os pés
Para ter as unhas dos pés lindas, uma dica essencial é fugir dos sapatos que mantenham as unhas pressionadas e apertadas.
Além de trazer bastante desconforto no dia a dia, esse tipo de sapato também pode prejudicar o desenvolvimento das unhas e causar diversos problemas como unhas encravadas, ondulações, entre outros.
- Use top coat
Depois de tomar todos os cuidados na hora de fazer as unhas, uma boa pedida é incluir um top coat na finalização das unhas já esmaltadas.
Essa cobertura pode trazer brilho ao esmalte, além de trazer um acabamento que pode prolongar as unhas pintadas, fazendo com que o esmalte dure mais e não descasque.
Fotos e inspirações de unhas lindas
Unhas das mãos curtas e lindas
Uma das inspirações para unhas curtas decoradas é essa versão que traz unhas lindas com uma nail art simples e super fofa!
Na proposta para as unhas curtas, a ideia foi de fazer os cantinhos arredondadas, evitando que as unhas quebrem com maior facilidade.
A decoração traz um tom de esmalte clarinho para a cobertura das unhas e o detalhe da nail art são as estrelinhas coladas sobre as garras, trazendo um pouco de brilho em cores suaves e que deixam as unhas lindas!
Unhas das mãos longas e lindas
Há muitas inspirações para ter as sonhadas unhas lindas, e se você é fã das garras longas, uma das possibilidades é adotar o formato bailarina, como mostra esta proposta.
Para as garras ao estilo bailarina, a ideia foi de fazer unhas degradê trazendo uma variação gradual no mix entre vermelho e preto.
Além do efeito degradê, a proposta ainda traz uma tendência dos salões, que é o uso do esmalte com acabamento fosco, que garante um visual diferenciado para nail art.
Unhas das mãos quadradas e lindas
As unhas quadradas são uma das possibilidades para que é fã desse formato que nunca sai de moda.
E uma maneira de adotar um visual moderno para esse estilo de garra é esta proposta para uma francesinha moderna.
A ideia aqui traz a esmaltação em um tom de rosa clarinho e o charme da francesinha feita com glitter, dando um toque único e com brilho para as pontas das unhas.
Unhas dos pés lindas
É claro que quando falamos de unhas lindas, também precisamos pensar nas unhas dos pés, e a ideia aqui foi dar o formato quadrado para nas unhas dos pés.
A proposta de nail art foge da esmaltação simples e traz a ideia de francesinha no pé, trazendo um tom mais suave e natural para a cobertura, com um tom de rosa clarinho com o mix de francesinha branca, destacando a nail art com delicadeza!
Você tem alguma outra dica para cuidar das garras e mantê-las saudáveis e bonitas? Conte-nos qual seu truque para a manutenção das garras e qual estilo de nail art você mais gosta.
Esta postagem Como ter unhas lindas? – 52 Ideias e dicas para pintar as suas! foi publicada primeiro em Tudo com Moda.
Como ter unhas lindas? – 52 Ideias e dicas para pintar as suas!publicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário