Já foi o tempo em que a calça de alfaiataria era uma peça usada somente em ambientes de trabalho ou eventos mais formais. Ela ganhou espaço em produções casuais do dia a dia, seja em um simples passeio no shopping, ou, no aniversário da amiga.
A calça de alfaiataria é um clássico do guarda-roupa feminino e não precisa ser usada somente com blazers e camisas sociais, você também consegue montar looks mais descolados com a peça.
Misturar texturas, cores e até mesmo apostar em um sapato menos formal, já fazem toda a diferença no visual. Comece experimentando um modelo diferente da calça de alfaiataria, como uma pantacourt, ou simplesmente saindo do pretinho básico.
Elaboramos algumas dicas em parceria com a consultora de estilo Danyla Borobia, para você criar looks incríveis com a calça de alfaiataria em looks formais e para além deles. Confira!
Alfaiataria em looks formais
Provavelmente a combinação mais vista com a calça de alfaiataria é em looks formais. Danyla dá algumas dicas para inovar no visual, seja ele para ambientes formais ou mais casuais: “as calças de alfaiataria em cores mais claras, como nude, pérola e cinza, deixam o visual mais leve e ainda assim formais e compõem muito bem com blusas, blazers ou cardigãs coloridos.”
Outra dica valiosa é misturar texturas para modernizar o look, “substituir o blazer ou paletó por um cardigã ou tricô pode deixar o look mais feminino e jovial”, finaliza Danyla.
Alfaiataria em looks descontraídos
“Qualquer modelo de calça de alfaiataria poderá ser usado para compor looks descolados, lembrando que os acessórios, cores e tecidos darão o tom do estilo despojado”, afirma a consultora. Danyla também indica algumas peças-chave para deixar o visual mais descolado, como uma camisa jeans, um tênis, jaqueta de couro e uma t-shirt. “O mix de estilo tende a deixar o look mais enriquecido e ainda descontraído”, complementa Danyla.
Alfaiataria em looks fashionistas
A ideia aqui é brincar de compor a calça de alfaiataria com peças mais ousadas e moderninhas, explica Danyla. O tênis branco é o queridinho da vez, mas um acessório de impacto também é uma boa pedida, assim como um top cropped e um maxi colete. Brincar com combinação de cores, para sair do básico preto e cinza, também é uma aposta certeira. “Nesse tipo de composição, o modelo da calça pantacourt, saruel ou clochard darão o ar fashionista”, finaliza Danyla.
Alfaiataria em looks de festa
A consultora de estilo explica que a primeira coisa a se fazer é verificar se a ocasião permite o uso de calças. “A calça alfaiataria já imprime um ar de formalidade e sofisticação, para esse tipo de evento o melhor é optar por partes de cima mais sofisticadas e festivas, ou seja, tecidos nobres, veludo, metalizados, com aplicações e bordados, além de compor com terceira peça e abusar dos acessórios mais glamourosos”, explica Danyla.
Alfaiataria em looks de inverno
Aqui as sobreposições são mais que bem vindas. Usar e abusar de coletes, cardigãs e casacos mais pesados também. Em relação aos sapatos, Danyla dá algumas dicas: “as calças com a boca mais aberta, reta ou flare, podem ser compostas com meias e sapatos mais fechados, por exemplo, botinhas curtas, oxfords ou outros modelo com shape masculino. Para alongar a silhueta o melhor é que a meia tenha a mesma cor do sapato ou da calça.”
Os diversos modelos de calça alfaiataria
Além de variar as combinações e ocasiões onde você usará a alfaiataria, outro fator que pode fazer diferença no look é o modelo/corte escolhido.
Para te ajudar a criar looks de diferentes estilos, conheça um pouco sobre os principais modelos de calça de alfaiataria, como identificá-los e quais tipos de corpo cada um valoriza.
Alfaiataria reta
O modelo mais comum que você encontra e também o mais democrático. “Seu corte é reto na perna, o bolso geralmente é em faca e a cintura é levemente mais alta, porém é facilmente encontrada com a cintura mais baixa”, explica Danyla. É um modelo ótimo para qualquer tipo de corpo, em especial as silhuetas com o quadril mais largo e bumbum avantajado, pois, as pernas retas tendem a diminuir visualmente o quadril. Quanto aos sapatos, a consultora explica que podem ser os mais variados, desde um scarpin a um oxford, tudo irá depender da ocasião e do seu estilo.
Alfaiataria cigarrete
A calça de alfaiataria no modelo cigarrete é um pouco mais formal e uma ótima opção para as mulheres com quadril estreito e bumbum pequeno, pois evidencia e valoriza essa região. “Esse modelo é mais seco, bem mais justo, porém, não muito agarrado como a skinny, geralmente a barra acaba no osso do tornozelo e a cintura tende a ser mais alta”, explica a consultora de estilo.
Alfaiataria flare
Esse modelo tem a cintura mais alta, é mais justa até o joelho e abre em direção ao pé. Danyla explica que vale se atentar para a abertura da boca da calça, para dar a sensação de silhueta alongada e elegância ao look o melhor é deixar a barra mais comprida, quase arrastando no chão, cobrindo bem o sapato. Para complementar o visual vale apostar nos saltos, scarpins, sapatilhas de bico fino e anabelas.
Alfaiataria pantacourt
Esse modelo geralmente termina no meio da canela e tem as pernas mais amplas. A consultora explica que é um modelo de calça de alfaiataria informal, perfeito para compor looks fashionistas e que o melhor é verificar o dress code da empresa ou do evento para ver se é viável apostar em looks com ela. Quanto aos sapatos, podem ser os mais variados e para quem quer alongar a silhueta, vale combinar com a cor da calça.
Como escolher a alfaiataria ideal?
Para não ter dúvidas na hora de escolher a sua calça de alfaiataria perfeita, a consultora de estilo, Danyla Borobia, listou alguns aspectos importantes na hora de fazer a escolha certa. Confira!
Modelo: É importante avaliar em quais ocasiões ela será usada e o tipo físico, não é obrigatório o uso especifico de um modelo para determinada silhueta, o que importa é a mulher se sentir segura e linda com a calça;
Qualidade do tecido: As calças não devem enrugar nas laterais do quadril e na parte interna das coxas, elas devem ter um caimento reto, que acompanha a silhueta;
Cor: As cores neutras como o preto, marinho, vinho, cinza, nude, tecidos opacos e risca de giz são ótimas escolhas para as iniciantes ou para ter aquela calça alfaiataria coringa no armário;
Acabamento interno: Uma boa calça de alfaiataria tem as costuras cobertas por viés confortáveis. Analisar a etiqueta, nela contém a composição do tecido, quanto maior o percentual de tecido natural na composição melhor será a peça, a origem e forma de lavagem e secagem;
Selecionamos algumas calças para você comprar online e arrasar nas produções do dia a dia.
Onde comprar
- Calça alfaiataria Flare, na Oqvestir
- Calça alfaiataria Cropped, na Amaro
- Calça alfaiataria Brilliant, na Amaro
- Calça alfaiataria Reta, na Oqvestir
- Calça alfaiataria Risca de giz, na Oqvestir
- Calça alfaiataria Alta, na Amaro
Você encontra os modelos mais variados, para compor looks de estilos diferentes e também para qualquer ocasião. Escolha uma alfaiataria que seja a sua cara e arrase por aí!
Mais inspirações do bom uso da calça alfaiataria
Confira algumas imagens inspiradoras para você criar looks maravilhosos com a calça de alfaiataria.
Só look lindo e cheio de personalidade, né? Agora que você já leu todas as dicas e se inspirou, é só escolher o seu modelo de calça favorito e montar produções cheias de estilo!
O post Como usar pantalona branca: 40 looks que são pura elegância apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Como usar pantalona branca: 40 looks que são pura elegânciapublicado primeiro em como se vestir bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário